Imagem de capa do artigo do Bangtan Now sobre o BTS Exército. A foto marca um momento histórico: a primeira reunião dos sete membros do BTS (OT7) após iniciarem o serviço militar, registrada logo após a dispensa de Jin. No lado direito, o título destaca: "BTS EXÉRCITO – TODOS OS DETALHES SOBRE O SERVIÇO MILITAR DOS MEMBROS DO BTS", indicando que o artigo traz informações completas sobre o alistamento, o reencontro e o futuro do grupo.

BTS Exército: Todos os detalhes sobre o Serviço Militar dos membros do BTS

BTS Exército tem sido um tema muito buscado nos últimos anos. A gente sabe que não foi nada fácil lidar com o serviço militar que levou o BTS a fazer uma pausa em sua carreira.

Neste artigo vamos explicar com detalhes como funciona o serviço militar na Coreia do Sul e qual é seu impacto no BTS e no Army.

O Alistamento Militar do BTS – Como Funciona

O serviço militar na Coreia do Sul tem pouco a ver com o que conhecemos aqui no Brasil. Para começo de conversa, o país ainda convive com tensões militares com a Coreia do Norte, resultado de uma guerra que, embora tenha terminado, ainda não é algo tranquilo de ser vivido. Afinal, eles vivem não exatamente uma situação de paz entre os dois países, mas sim de armistício, uma espécie de pausa no conflito, acordada entre nações.

A Guerra da Coreia e o Contexto do Serviço Militar

Resumindo a situação: a Guerra da Coreia foi um conflito armado entre a Coreia do Sul (apoiada pelos Estados Unidos e pela ONU) e a Coreia do Norte (apoiada pela União Soviética e pela China). O conflito começou em 25 de junho de 1950, quando a Coreia do Norte invadiu o Sul em uma tentativa de unificação sob um regime comunista.

A guerra teve momentos de avanços e recuos para ambos os lados, resultando em milhões de mortes, incluindo civis. Em 27 de julho de 1953, o armistício foi assinado, mas não houve um tratado de paz definitivo, o que significa que as duas Coreias tecnicamente ainda estão em guerra. A fronteira entre os dois países ficou estabelecida ao longo da Zona Desmilitarizada da Coreia (DMZ), uma das regiões mais fortemente militarizadas do mundo.

Diferenças Entre o Serviço Militar Sul-Coreano e o Brasileiro

É por essas e outras que não dá para comparar o serviço militar coreano com o brasileiro, por exemplo. Aqui no Brasil, não sabemos o que é participar de uma guerra desde a 2ª Grande Guerra Mundial, que acabou em 1945 e onde tivemos uma tímida, porém honesta, participação. Só dá para comparar numa coisa: todos os homens maiores de 18 anos destes países precisam, obrigatoriamente, se alistar e, apesar de seu impacto global e das discussões sobre uma possível isenção, o BTS Exército optou por cumprir o serviço militar, demonstrando seu compromisso com seu país.

Como Funciona o Serviço Militar na Coreia do Sul

O tempo de serviço militar obrigatório na Coreia do Sul varia conforme a categoria e a força em que cada um serve. No geral, os recrutas cumprem entre 18 e 21 meses de serviço.

Todos os homens coreanos passam por teste de aptidão física para o serviço militar. Depois, o recruta pode ser convocado para servir no Exército, Marinha ou Força Aérea, além de serviço social obrigatório (funções administrativas ou assistenciais em hospitais, órgãos públicos, escolas etc), ou conseguir isenção médica.

Durante as primeiras cinco semanas de serviço básico, o recruta tem sua carteira, celular e outros pertences retirados. Depois desse período, após ser designado para uma base, um parente ou amigo pode enviar os pertences de volta.

O Serviço Militar e as Particularidades para o BTS

Mas como nada é trivial quando a gente fala em BTS, até mesmo o serviço militar dos membros tem suas particularidades. Vamos então fazer um retrospecto de tudo o que rolou antes mesmo do serviço militar, até o momento, e prometemos atualizar este artigo quando finalmente todos os 7 estiverem de volta à vida normal.

A “Lei BTS” – O Impacto do BTS Exército

Pela lei coreana, cidadãos do sexo masculino precisam se alistar entre os 18 e 28 anos, mas se a gente puxar pela memória, vai ver que Jin, por exemplo, já tinha 29 anos quando se alistou. Como isso foi possível?

Já existia na Coreia do Sul um benefício especial para atletas olímpicos e artistas por feitos excepcionais em suas áreas. Nestes casos era possível adiar o serviço militar até os 30 anos, mas isso não se estendia para idols do K-pop. Até a “Lei BTS” ter sido instituída em dezembro de 2020, quando todos os “artistas com méritos”, e não somente aqueles relacionados à música clássica ou tradicional coreana, podem estender a idade para alistamento.

A mudança na lei não foi muito tranquila, com certos setores da sociedade coreana criticando o governo por oferecer benefícios importantes a “simples idols”. Mas enfim, o que importa é que agora, por causa do BTS no Exército, artistas pop também são considerados, bem… artistas!

Afinal, vale lembrar que em 2018, os sete membros receberam a Medalha de Mérito de Ordem Cultural do governo sul-coreano. Logo, nada mais natural que sejam beneficiados.

O Alistamento dos Membros do BTS no Exército

O alistamento do BTS no Exército seguiu a ordem de idade, com Jin, o mais velho, sendo o primeiro a se apresentar.

Jin se alistou em 13 de dezembro de 2022 e foi dispensado em 12 de junho de 2024. Foi promovido a sargento com quatro meses de antecedência, devido à sua excelente carreira militar. É, Army, Jin não é só um cara engraçado. Soldados coreanos disseram que menos de 10% dos recrutas conseguem essa promoção.

“No começo, foi desafiador para mim correr 3 quilômetros em 15 minutos. No entanto, gradualmente entrei em forma enquanto praticava corrida todos os dias. Quando eu era um novo recruta, sempre terminava a corrida nas primeiras posições. Acho que consegui ser promovido a soldado de elite porque desenvolvi resistência para completar uma corrida de 3 quilômetros.”

A seguir, tivemos o ingresso de J-Hope no exército, em 18 de abril de 2023, com sua icônica saída em 17 de outubro de 2024, sendo recebido por Jin com um imenso buquê de flores. Mais alguém aí ficou horas olhando para um portão de uma base militar na Coreia? 😊

J-Hope se destacou como instrutor de treinamento e a gente só pode imaginar como deve ter sido, para os jovens recrutas, ser treinado por Hobi! Um dos seus “alunos” disse:

“Enquanto outros instrutores nos repreendiam, Hoseok-hyung era o único que nos confortava e apoiava”.

“Eu ainda acredito que as experiências são inestimáveis. Os pensamentos que tive durante esses períodos se tornaram uma parte inseparável de mim, nutrindo e moldando quem eu sou hoje”, disse J-Hope à Billboard após sua dispensa. “No final, eles influenciaram as histórias que conto, a música que desejo criar, minha coreografia e os aspectos gerais do meu trabalho, aprofundando meu entendimento sobre meus próprios pensamentos.”

Polêmicas relacionadas ao alistamento militar do BTS

Não foi só a “Lei BTS” que causou polêmica na Coreia do Sul, tentando relacionar os membros do grupo a supostos “privilégios” que eles teriam. O alistamento militar de Suga também foi cercado de discussões, desde seu início. Nosso Yoongi iniciou seu serviço militar alternativo em 22 de setembro de 2023. Mas alternativo por quê?

BTS Exército: O Serviço Militar Alternativo de Suga

Suga foi considerado inapto para o serviço militar após ter sido classificado como Grau 4 no exame físico devido a uma lesão no ombro, resultado de um acidente de trânsito ocorrido em 2012, um ano antes do debut da banda. Foi a mesma lesão que o levou a sentir dores profundas durante 10 anos antes de finalmente poder operar o ombro, o que só aconteceu devido à pausa forçada durante a pandemia.

Mas claro que antis, haters e desocupados em geral tinham que atacar um membro do BTS e sua classificação como inapto foi colocada em xeque na mídia e nas redes sociais por um bom tempo, até ser mais do que comprovado que ele realmente não tinha condições físicas para o serviço militar convencional. Qualquer ser humano com bom senso sabe que, mesmo após uma cirurgia, lesões deixam sequelas e não há por que colocar um cidadão em risco por causa disso.

Assim, Suga seguiu servindo (silenciosamente, como sabemos) em funções administrativas e sociais. Devido a essa classificação, seu tempo de serviço militar foi MAIOR do que o de outros membros: em vez de 18 meses, ele cumpriu 21 meses, sendo o último a ser dispensado, em 21 de junho de 2025 (20 de junho para nós, aqui no Brasil). Suuuuper beneficiado!

RM e V: Serviço Militar na Província de Gangwon

RM e V iniciaram seu serviço militar em 11 de dezembro de 2023. Tae e Nam serviram na província de Gangwon e foram liberados em 10 de junho de 2025. Ambos foram promovidos a sargentos. RM fez parte da 15ª Divisão em Hwacheon, enquanto V esteve na unidade Ssangyong, em Chuncheon.  

Veja aqui a dispensa de RM e V do serviço militar, legendada:

Veja aqui a primeira live de RM e V depois do serviço militar, legendada:

Mas enquanto o fato de RM e V estarem na mesma base não causou nenhum burburinho, o mesmo não pode ser dito a respeito de Jungkook e Jimin, que também estão juntos em outra base, mas no chamado sistema de camaradagem. Mas o que isso significa?

Jungkook e Jimin: A Polêmica do Sistema de Camaradagem

Ao contrário de RM e V, que estão na mesma base, mas em unidades diferentes, Jimin e Jungkook solicitaram um benefício especial para servirem juntos, o que significa terem sido enviados para o mesmo centro de treinamento básico e hoje morarem na mesma divisão. Pelas recentes interações deles no Weverse, a gente percebe que eles estão lado a lado o tempo todo, e isso é maravilhoso, mas antis, haters e, principalmente shippers contrários, têm alimentado verdadeiras ondas de ódio contra os dois (principalmente contra Jimin), levantando possibilidades de relacionamento romântico entre eles, dentro do exército.

Respira, Army…

Em primeiro lugar, a decisão de optarem pelo sistema de camaradagem é algo que está disponível para qualquer cidadão coreano que queira realizar seu serviço militar junto com um familiar ou amigo. Foi tão somente uma questão de escolha e de facilidade logística.

Além disso, eles são idols do grupo mais famoso do planeta, é óbvio que todos os olhares naquela unidade militar estiveram sobre eles. A conduta deles esteve sob escrutínio de todos os soldados, 24 horas por dia. E, pelo que acompanhamos, os soldados já dispensados não economizam elogios aos dois. Enfim…

JK e Jimin, que detém a patente de sargentos, foram dispensados dia 11 de junho, apenas um dia depois de RM e V e a poucos dias da saída de Suga.

Veja aqui a dispensa de Jungkook e Jimin do serviço militar, legendada:

Veja aqui a primeira live de JK e Jimin depois do serviço militar, legendada:

O dia a dia do BTS no Exército

Apesar de Jin e J-Hope terem passado pelo serviço militar com aparente tranquilidade e dos outros membros estarem bem também, serviço militar não é brincadeira de criança. As condições podem ser duras e desafiadoras, mas isso faz parte da natureza do serviço militar.

Sabemos que o Army fica preocupado a cada vez que recebe notícias de que um dos membros, por exemplo, passou por um treinamento mais duro, mas não podemos nos enganar: eles são bem protegidos, não porque são idols do maior grupo do K-pop, mas porque exército nenhum quer que seus recrutas se machuquem. É verdade que Tae chegou a divulgar que machucou as costelas durante um exercício militar, mas podemos ter certeza de que foi bem cuidado.

Não temos detalhes sobre o dia a dia dos membros do BTS no serviço militar, até porque as informações acerca do que acontece nas bases são protegidas por um sigilo consistente, mas é quase certo que tenham dormido em alojamentos comunitários, feito suas refeições com seus colegas, tiveram atividades sempre em grupo, ou seja, privacidade zero e conforto reduzido ao mínimo essencial. Horários são rígidos, e certamente muito diferentes ao que estavam acostumados, como artistas, mas eles se acostumaram. A alimentação é comum a todos, e o fandom diligentemente divulgou o cardápio diário de cada refeição – bem reforçada, pelo jeito 😊.

Se não é nada parecido com um acampamento de férias, também não é nenhum campo de tortura, então precisamos ter calma e aceitar que tudo está bem.

Eles não podiam usar celular sempre que queriam. Assim, as postagens que vemos do Nam, Tae, JK e Jimin provavelmente aconteceram em seus momentos de folga, quando são liberados para se comunicarem com o mundo exterior.

As dispensas que eles têm, a exemplo de qualquer cidadão coreano, já nos renderam momentos incríveis, como a icônica live de milhões do JK, os vídeos de dança – tanto dele quanto do Tae – além das fotos de Tae e os posts de Nam, com vídeos de sua vida com os outros recrutas e os textos (ah, cada texto…). Sem falar nas playlists de JK e Nam que arrastam multidões para perfis de artistas que nem sempre conhecemos. Além disso, algumas interações no Weverse já nos presentearam com muita emoção e bom humor. Eles praticamente fazem do chat do Weverse o grupinho de whatsapp deles, para nosso deleite.

A saudade bate? Demais! Mas quem está no fandom há algum tempo sabe que SUGA é um ser diferenciado — e por isso mesmo o amamos e respeitamos. Ele já concluiu o serviço militar, mas, diferente dos demais membros, não teve uma saída oficial — isso deve-se ao tipo de serviço militar dele, sobre o qual já falamos anteriormente.

Ele optou por não fazer uma live, e sim deixar uma mensagem no Weverse, discreto como sempre. Veja a tradução completa da mensagem no nosso Instagram, já que a tradução do Weverse, como sempre, é horrorosa. Ainda assim, prometeu que em breve trará novidades. E é claro que estaremos aqui, esperando por ele.

Dito isso, vamos especular: o que vem por aí?

O Futuro do BTS Após o Alistamento

Com o BTS exército completo em 2025, os fãs aguardam ansiosamente pelo retorno do grupo. Algumas expectativas incluem:

  • Lançamento de novos álbuns e singles logo após a dispensa.
  • Anúncio de uma turnê mundial para reconectar-se com os fãs globalmente.
  • Participação em eventos e premiações para marcar a volta.
  • Continuidade dos projetos solo iniciados antes do alistamento.

O Comeback do BTS: Uma Certeza Absoluta

comeback é claro, nunca foi exatamente uma especulação. Desde o anúncio da pausa do BTS, no Festa de 2022, já sabemos que o grupo vai voltar. Se alguém ainda duvidava, é só reassistir o último show de “Hope on the Stage”, quando j-hope anuncia “We are back!” (“Nós voltamos!”). O comeback vai acontecer, e será o maior do mundo K-pop, e muito possivelmente, o maior da história da música pop mundial.

O prédio da Hybe já exibia a frase “WE ARE BACK” na fachada, desde a véspera da dispensa militar dos últimos membros. Foi muita emoção Army!

Veja aqui a fachada da Hybe, na semana de dispensa de Tae e Nam, Jimin e JK e perto da saída de SUGA:

Novos Conteúdos e Lançamentos em 2025

Em 5 de março deste ano, a Hybe anunciou o lançamento de novos conteúdos exclusivos do grupo em conjunto após mais de dois anos. 

  • BTS 7 Moments foi lançado oficialmente em 1º de abril, com um compilado em vídeo e fotos com os melhores momentos dos BTS entre 2022 e 2023.
  • RUN BTS POLY HIGHLIGHT PACKAGE, o novo jogo do BTS, foi lançado oficialmente em 23 de abril.

O Impacto da Pausa do BTS Exército na Indústria e na Economia Sul Coreana

A pausa nas atividades do BTS teve impacto significativo não só na música, mas até na economia do país. Não à toa, as ações da Hybe flutuam de acordo com os anúncios, tendo caído quando eles se alistaram e subido significativamente a cada anúncio de atividade relacionada ao comeback.

Não sabemos com detalhes o que vem por aí, mas temos certeza de que será grande, impactante, inesquecível. Vamos acompanhar de perto no Telegram do Bangtam Now cada segundo, cada notificação no Weverse, cada post nas redes sociais, live por live, conteúdo por conteúdo.

O Que Podemos Esperar do BTS em 2025?

Você tem noção de que nós vamos ver a história sendo feita e contada por nós por 7 artistas que são, para nós do Army, muito mais do que músicos excepcionais?

Pra começar, estamos vivendo o Festa 2025 com nossos cicerones Jin e j-hope comandando o lançamento de conteúdos.

Veja aqui a HoSEOKJin 12:00 (Twelve O’Clock) do FESTA 2025, legendado:

Além do evento FESTA 2025 já estar acontecendo, tivemos uma festa de verdade no penúltimo show de j-hope em Goyang, na Coréia, dia 14 de junho, com a presença de Jin e Jungkook dividindo o palco e RM, V, Jimin e SUGA na plateia, curtindo demais o show do hyung.

Sim, SUGA existe, não é um delírio coletivo e esteve lá todo embrulhadinho mas altamente reconhecível pelo Army, dançando e sacudindo sua army bomb 😊.

Veja aqui um compilado com os momentos do nosso amado OT7 no show do Hobi:

Álbum novo? Com certeza, j-hope já falou sobre isso em entrevistas, RM também avisou em live, enfim, é questão de tempo.

Agora, com qual configuração e tipo de promoção? Só podemos imaginar. Teorias não faltam porque, afinal de contas, nós somos o Army, e o BTS nos treinou muito bem para desenvolver teorias mil sobre absolutamente tudo 😊.

Por enquanto, pululam nas redes sociais a possibilidade de um revival com base na era HYYH (“The Most Beautiful Moment in Life”), que teve o conceito de “este é o melhor momento de nossas vidas”, dando link também ao conceito “Dream” (“Sonho”), dado como possível teaser no final do MV de “ON”, quando a expressão “No more dream” (“não há mais sonho”) é substituída pela palavra “Dream” (“Sonho”).

Nova Turnê Mundial: Quando Acontecerá?

É possível que boa parte das músicas novas estejam no mínimo idealizadas pois, apesar de não poderem criar conteúdos novos durante o serviço militar, eles são artistas e as ideias já podem estar circulando entre os produtores da Hybe. Portanto, imaginar que teremos álbum novo ainda em 2025 não é delírio, mas vamos aguardar para ter certeza.

Da mesma forma, especulações sobre uma nova turnê mundial também estão acontecendo, mas uma turnê é algo bem mais complicado do que o lançamento de um novo álbum porque envolve estrutura e logística gigantescas. É provável que só tenhamos shows a partir de 2026.

O Retorno dos Programas do BTS

A volta dos programas que adoramos, como Run BTS, In the Soop e Bon Voyage também não podem ser estipulados nem se e quando vão voltar. Run Jin chegou ao fim, até porque agora é hora de Jin se concentrar na sua turnê, a #RUNSEOKJIN_EP.TOUR, anunciada para começar em 28 de junho (sim, teremos artigo sobre isso aqui no canal). Além disso, Jin está se consolidando como personalidade televisiva, tanto em seu próprio programa quanto para plataformas como Netflix.

Leia o artigo sobre o programa de Jin na Netflix.

O Futuro dos Trabalhos Solo

E os trabalhos solo? É possível que sejam interrompidos porque sabemos que, antes de mais nada, existe o BTS. É só notar que mesmo em hiatus, todos os membros continuaram “assinando” como J-Hope do BTS, Jin do BTS, Jungkook do BTS, e assim por diante. Não existe um artista solo desvinculado do BTS, simples assim. Então, com o foco no comeback, as carreiras solo possivelmente entrarão em stand-by.

FAQ – Dúvidas comuns sobre o BTS Exército

O BTS exército teve que enfrentar um dos momentos mais difíceis para qualquer fã: a pausa do grupo devido ao serviço militar obrigatório na Coreia do Sul. Desde o alistamento de Jin até a futura dispensa dos membros, muitas dúvidas surgiram sobre como funciona esse processo, as regras do exército coreano e o impacto disso na carreira do BTS.

Para ajudar, reunimos aqui as perguntas mais comuns sobre o serviço militar dos integrantes.

Que dia o BTS sai do exército?

Todos os membros já completaram o serviço militar obrigatório.

Qual a patente dos membros do BTS?

Todos já foram promovidos a sargentos.

Quanto tempo os coreanos ficam no exército?

De 18 a 21 meses.

Qual a patente dos membros do BTS?

Todos já foram promovidos a sargentos.

Quanto tempo os coreanos ficam no exército?

De 18 a 21 meses.

Por que Suga não foi para o exército?

Suga cumpriu o serviço militar alternativo devido à sua lesão no ombro, que o qualificou como inapto para serviços de combate e portanto, direcionado para serviços administrativos ou sociais. Ou seja: ele serviu sim ao Exército, mas em uma unidade alternativa.

Onde Suga está servindo?

Não foi revelado em que local Suga realizou seu serviço militar, mas cidadãos coreanos qualificados para o serviço militar alternativo podem realizá-lo em agências governamentais e institutos de assistência social, atuando em escolas, parques, lares de idosos e hospitais. Sabemos apenas que ele tinha permissão para voltar para casa à noite.

O Retorno do BTS do Exército: A Contagem Regressiva Já Começou!

A contagem regressiva acabou, e todos os membros já encerraram o serviço militar obrigatório. Os 7 voltaram cheio de energia para um Army à prova de balas.

Diga para a gente qual foi, até agora, seu momento memorável dos membros durante esse período de pausa.

Ah, e fiquem ligados aqui no blog para atualizações a respeito do comeback!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima